Recentemente falamos sobre pianos e suas características. Agora veremos como aquecer a sua voz de maneira correta, seja para cantar, fazer uma palestra ou apenas se for usar bastante a voz.

O aquecimento da voz é a coisa mais importante não só para todo vocalista profissional, mas também para qualquer pessoa interessada em manter a voz saudável. Você pode pensar no aquecimento como uma afinação mágica da sua caixa vocal para desempenhar todo tipo de produção vocal.

Mantenha Uma Boa Postura

A fim de ter o melhor fluxo de ar e, portanto, o melhor som, você precisa de uma boa postura. Isso vale tanto para quando você estiver sentado quanto em pé. Imagine você pendurado a uma linha no topo da cabeça, que passa através das costas.

Se você estiver levantado, mantenha os pés apoiados no chão e os ombros abertos. Distribua o peso igualmente em ambas as pernas. Mantenha sua cabeça erguida e os ombros para trás. Cada parte de seu corpo deve estar alinhada.

Se você estiver sentado, siga as mesmas recomendações anteriores, mas mantenha as costas na cadeira, sentado em direção à borda do assento.

Respire Profundamente

A maioria das pessoas tem o mau hábito de usar apenas a parte superior dos pulmões. Essa forma, porém, não utiliza o diafragma e impede que você use sua capacidade total.

Se você fica tenso ao respirar, essa tensão ressoará nos músculos das cordas vocais. Respire normalmente, mas mantenha os ombros para baixo e o tórax relaxado. Concentre-se em respirar com a parte inferior dos pulmões: relaxe todo o centro do seu corpo. Se precisar, coloque uma mão sobre o estômago para lembrar que essa é a parte que deve se mover para cima e para baixo – e não o tórax e ombros. Faça um som de “s” prolongado (como um chiado) ao expirar para controlar a quantidade de ar que você pode libera.

Solte o Maxilar

Qualquer tensão impede a produção do melhor som. Sua mandíbula é o instrumento por onde a voz sai – você tem que cuidar dela também.

Massageie suas bochechas com a palma da mão. Pressione-as para baixo e gire no sentido horário. Sua mandíbula abrirá sem que você nem perceba, e você será forçado a relaxar. Faça isso várias vezes.

Beba Líquido Quente

Água gelada só tensiona as pregas vocais. Também é bom evitar cafeína e nicotina. Elas contraem sua garganta e te impede de soar bem.

Chá quente ou água em temperatura ambiente são as melhores opções. Suas cordas vocais devem ficar lubrificadas, mas você não deve congelá-las ou queimá-las! Se você escolher chá, certifique-se de que a temperatura está adequada.

Pratique Escalas

Você não correria 10 km a partir do nada; por isso, não espere que sua caixa vocal seja capaz de explorar 3 oitavas sem nenhum preparo. Faça escalas lentamente para aquecer a voz, estendendo o alcance das notas superiores e inferiores. É muito fácil de se fazer, mesmo sozinho.

Se você respira direito e na postura correta, será mais fácil acertar as notas. Seja paciente, porém, e trabalhe aos poucos. Você prejudicará a voz se começar muito baixo ou muito alto, obrigando as cordas vocais a fazer coisas para as quais elas não estão preparadas.

Pratique os Trinados de Lábio e Língua

Outro método comum para aquecer, além das escalas, são os trinados. Eles relaxam os lábios e a língua, envolvem a respiração e eliminam a tensão.

Para os trinados labiais, basta criar soprar o ar juntando seus lábios de forma relaxada. Experimente com diferentes sons consonantais, como “r” e “b”. Explore lentamente sua extensão vocal, mas não faça nada desconfortável ou difícil de manter.

Para trinados de língua, pense no som de “r” de “barata”. Coloque a língua atrás dos dentes superiores e expire com força. Segure o som e o ar, variando o tom enquanto faz o trinado. Mais uma vez, não faça nada que sua voz não esteja preparada. Você saberá.

Faça Sons de Sirenes e Apitos

Alguns dos aquecimentos mais divertidos envolvem esses sons. Quando você faz a sirene (que deve começar de baixo e subir), mova o braço em movimento circular, seguindo a altura do tom.

O som de apito foca no som e estica as pregas vocais de forma saudável e controlada. Basta fingir que você está sugando macarrão – simples assim. Na expiração, faça o som de “u”; ele sairá como um zumbido. Segure o som e explore as extremidades do seu registro. Faça isso várias vezes.

Cantarole

Cantarolar também ajuda a esfriar a voz. É uma técnica esquecida, apesar de importante. Aqueça a voz sem forçá-la.

Solte o maxilar e relaxe os ombros. Inspire e expire normalmente enquanto cantarola. Vá da nota alto para a baixa, como uma sirene suspirando. Se você sentir cócegas em torno do nariz e lábios, é porque está fazendo certo.

Dicas

Beba muita água. Certifique-se que ela esteja na temperatura ambiente – líquidos frios apertam as pregas vocais.

Não beba leite ou água gelada. Laticínios envelopam a garganta e dificultam ao empurrar o ar para fora. Não beba produtos lácteos menos de 24 horas antes de cantar. Já a água fria causa choque térmico nas cordas vocais.

A voz aquecida se recupera muito mais rapidamente do que uma voz não-aquecida. Relaxe após cerca de 30 minutos.

Certifique-se de que você sabe o que está fazendo, pois um aquecimento feito de maneira errada pode prejudicar a sua voz.

Certifique-se da posição correta da língua quando praticar as vogais. Ao explorar sua extensão vocal, a boca deve abrir e fechar de acordo (de modo a criar o mesmo som da vogal em cada nota). Sua boca se abrirá porque você levantará a língua na frente, de forma a manter o mesmo espaço. Muito espaço produz um som escuro e artificial.

Fonte: WikiHow

Curso de Canto / Técnica Vocal em Balneário Camboriú

Para os interessados em aprender todas as técnicas de canto, aquecimento, desaquecimento, as propriedades da voz, afinação, harmonia, estilo e entre outras técnicas, em Balneário Camboriú, a melhor opção é o curso da Simili Ensino Musical.

As aulas de todos os instrumentos musicais, entre eles a de canto, são semanais com duração de 50 minutos cada e você ainda tem livre acesso a participar das aulas de Teoria Musical e de Canto Coral Infantil ou Adulto, além de concertos, masterclass, prática de banda e aulas quinzenais gratuitas de apreciação musical para toda a comunidade.

As salas de aula são desenvolvidas para o melhor aproveitamento do ensino musical, paredes tratadas acusticamente, salas climatizadas, monitoradas por câmeras e com instrumentos novos.

Nosso corpo docente é constituído de professores altamente qualificados e com grande formação musical, entre eles, mestres, doutores e alguns com carreira internacional.

A metodologia de ensino é extremamente eficiente e focada na técnica, onde as aulas do curso em questão são individuais e as complementares são em grupo visando uma melhor formação.

Faça a sua pré-inscrição no formulário abaixo ou caso ainda esteja em dúvida, faça uma aula experimental. Curso de Canto / Técnica Vocal em Balneário Camboriú, é na Simili Música.

Pré-Inscrição

Faça sua pré-inscrição em um de nossos cursos e entraremos em contato para efetivar a sua matrícula!