Na última matéria vimos quanto tempo temos que praticar de piano por dia. Aprenda agora a trocar as escalas maiores no trompete.

Não adianta se esconder, nem fugir, um dia você terá que sentar e estudar escalas direito, ou elas te assombrarão para sempre!

Há muitos músicos que tocam trompete há 5, 10, 15 ou mais anos, e ainda não são capazes de tocar as 12 escalas maiores corretamente. Menores e outros modos então, nem pensar.

Essa deficiência retarda, ou até mesmo limita o desenvolvimento musical. A maioria deles parece acreditar que o conhecimento de diversas escalas é útil somente ao músico que busca ser um improvisador. Errado! Quanto maior domínio das escalas você tiver, mais fácil será a compreensão e aprendizado das obras trabalhadas. Além disso, os estudos técnicos diários ficam muito mais prazerosos e proveitosos quando os praticamos em diversas tonalidades.

Lembrando que se você quiser comprar um trompete, passe na Simili Música, a melhor loja de instrumentos musicais de Balneário Camboriú / SC.

A seguir algumas sugestões para que o estudo de escalas se torne mais produtivo:

Escalas Maiores

Começamos com o seguinte exercício

escala maior trompete

Iniciando na tônica, indo até a terça maior e voltando até a tônica. Preste atenção ao som produzido por estes intervalos. Diga a você mesmo o que está sendo feito. Ex: “Estou estudando a escala de Dó Maior, iniciando na tônica, indo até a terça e voltando a tônica”

Toque afinado e com o teu melhor som sempre.

Trata-se de um exercício bem simples. O objetivo dessa simplicidade é que você possa realmente prestar atenção ao som que está produzindo. Ao dizer para você mesmo o que está sendo realizado, você evita tocar o exercício em modo “automático” e diz a teu cérebro que algo importante está acontecendo.

Utilizando o ciclo das quartas, repita agora o mesmo exercício em todas as outras tonalidades. Não esqueça de mudar o nome das escalas!

escala maior trompete

Após terminar o ciclo, vamos para o próximo exercício:

escala maior trompete

Iniciando na tônica, indo até a quinta e voltando até a tônica.

Novamente: preste atenção ao som produzido por estes intervalos. Diga a você mesmo o que está sendo feito. Ex: “estou estudando a escala de dó maior, iniciando na tônica, indo até a quinta e voltando a tônica”.

Toque afinado e com o teu melhor som, sempre!

Ciclo das quartas novamente.

escala maior trompete

Apesar da simplicidade do exercício, é importante que você preste bem atenção, você está construindo uma base para o teu estudo de escalas, e quanto mais sólida essa base estiver, melhor!

Próximo exercício:

escala maior trompete

Iniciando na tônica, indo até a nona (9) e voltando a tônica.

“Estou estudando a escala de Dó Maior, iniciando na tônica, indo até a nona e voltando a tônica”.

Ciclo das quartas novamente.

Pronto, você acaba de realizar 36 exercícios que te ajudaram a solidificar o teu aprendizado das escalas maiores.

Seja paciente. Tenha em conta que se você praticar uma escala maior por mês, em um ano, você terá embaixo dos dedos todas as escalas maiores. Acredite, a maioria dos estudantes não possuem essa habilidade.

Quando estiver bem acostumando com o ciclo de quartas, experimente o ciclo de quintas.

Que tal utilizarmos esse processo também em exercícios de métodos tradicionais:

escala maior trompete

Você pode também criar teus próprios exercícios, com diversas articulações, dinâmicas e registros. Lembre-se apenas de que o exercício criado deverá ser repetido em todas as tonalidades maiores. Bons estudos!

Curso de Trompete em Balneário Camboriú / SC

Se você quer aprender a tocar trompete em Balneário Camboriú, a melhor opção é o curso da Simili Ensino Musical. As aulas de todos os instrumentos musicais, entre eles o trompete, são semanais com duração de 50 minutos cada e você ainda tem livre acesso a participar das aulas de Teoria Musical e de Canto Coral Infantil ou Adulto, além de concertos, masterclass, prática de banda e aulas quinzenais gratuitas de apreciação musical para toda a comunidade.

As salas de aula são desenvolvidas para o melhor aproveitamento do ensino musical, paredes tratadas acusticamente, salas climatizadas, monitoradas por câmeras e com instrumentos novos.

Nosso corpo docente é constituído de professores altamente qualificados e com grande formação musical, entre eles, mestres, doutores e alguns com carreira internacional.

A metodologia de ensino é extremamente eficiente e focada na técnica do instrumento, onde as aulas instrumentais são individuais e as complementares são em grupo visando uma melhor formação.

Faça a sua matrícula ou caso ainda esteja em dúvida, faça uma aula experimental. Curso de trompete, em Balneário Camboriú, é na Simili Música.

Pré-Inscrição

Faça sua pré-inscrição em um de nossos cursos e entraremos em contato para efetivar a sua matrícula!