Na última matéria demos algumas dicas para quem toca Saxofone. Agora veremos como fazer Slap no Contrabaixo.

Ser capaz de tocar um baixo é uma sensação prazerosa. Mas você sabia que aprender tocar a técnica do slap pode elevar o seu padrão de qualidade como baixista? Com certeza, vai levá-lo a um crescimento, principalmente, na velocidade e no próprio suingue. Isso sem dúvida irá diferenciá-lo de um baixista comum que não saiba.

O slap é hoje em dia uma das técnicas predominantes e indispensáveis ao baixista, motivo que se resume citando nomes como: Abraham laboriel, Marcus Miller, Victor Wooten, Les Claypool, Flea, Alain Caron, Arthur Maia, entre muitos.

É possível reconhecer este estilo em vários estilos musicais, mas ele é mais comum, principalmente, na música latina, funk americano, pop, soul e jazz.

Um dos primeiros baixistas a utilizar o Slap foi Larry Graham. Outros termos usados para a técnica são o slapping ou “Thumpin and Pluckin”, este último criado pelo próprio artista. Com a criação do baixo elétrico surgiu uma maior variabilidade de sons para o baixo, trazendo maior versatilidade.

Esta maneira de tocar o contrabaixo dando “tapa”, slap com o polegar, e fazendo o popping, uso do dedo anelar, foi inicialmente usada no cenário do funk e disco dos anos 1960 e 1970. Isso ajudou a elevar e divulgar músicos como Bootsy Collins e Flea do Red Hot Chili Peppers anos mais tarde.

A técnica básica do slap consiste em:

1° Com a falange do seu polegar bata na corda.

2° Puxe o polegar para cima por cima da corda

3° Puxe a corda com o dedo indicador (uns preferem o dedo médio).

Coloque a mão da mesma maneira que você faria com o dedilhado. Em seguida, coloque o polegar em um ângulo de 90 graus a partir de seus dedos. Sua mão deve fazer uma espécie de L invertido. Agora, gire a mão a um ângulo de 90 graus de modo que o dedo mindinho seja o mais próximo do baixo. Traga de volta para baixo e atinja a corda bem na junta do seu polegar, onde o osso fica mais próximo da pele para produzir um som melhor.

Certifique-se que a corda dê aquele “quique”, se não o som pode sair sem graça. Alguns músicos alternativos preferem assim, mas não é o caso falar disto agora.

Outro detalhe importante para a técnica do Slap tem haver com o baixo escolhido e suas especificações. No geral, a maioria gosta de tocar em instrumentos de 4 cordas, no máximo 5. A facilidade se dá pelo próprio espaçamento e possibilidade de chicotear as cordas com mais versatilidade, sem encostar nas outras. As marcas mais famosa são o Bass Man, Cort e Tobias. Para um bom custo benefício um Eagle, Michael e Yamaha atendem bem.

Os principais contrabaixos do mercado você encontra na loja da Simili Música, localizada em Balneário Camboriú. Venha nos visitar!

Confira no vídeo abaixo o que é possível fazer com Slap. No vídeo, a técnica do Victor Wooten

Fonte: Portal Serenata

Curso de Contrabaixo em Balneário Camboriú / SC

Se você quer aprender a tocar contrabaixo em Balneário Camboriú, a melhor opção é o curso da Simili Ensino Musical. As aulas de todos os instrumentos musicais, entre eles o contrabaixo, são semanais com duração de 50 minutos cada e você ainda tem livre acesso a participar das aulas de Teoria Musical e de Canto Coral Infantil ou Adulto, além de concertos, masterclass, prática de banda e aulas quinzenais gratuitas de apreciação musical para toda a comunidade.

As salas de aula são desenvolvidas para o melhor aproveitamento do ensino musical, paredes tratadas acusticamente, salas climatizadas, monitoradas por câmeras e com instrumentos novos.

Nosso corpo docente é constituído de professores altamente qualificados e com grande formação musical, entre eles, mestres, doutores e alguns com carreira internacional.

A metodologia de ensino é extremamente eficiente e focada na técnica do instrumento, onde as aulas instrumentais são individuais e as complementares são em grupo visando uma melhor formação.

Faça a sua matrícula ou caso ainda esteja em dúvida, faça uma aula experimental. Curso de Contrabaixo, em Balneário Camboriú, é na Simili Música.

Pré-Inscrição

Faça sua pré-inscrição em um de nossos cursos e entraremos em contato para efetivar a sua matrícula!