Anteriormente vimos sobre a importância da musicalização na infância. Agora aprenderemos a tocar blues no violão.

O blues foi criado no final do século XIX nos Estados Unidos, onde os escravos, que trabalhavam nas plantações de algodão, entoavam cantos e lamentos que deram origem ao estilo. Era uma música gospel cantada, até porque as precárias condições não permitiam o “luxo” de se utilizar instrumentos. Depois, esse estilo entrou na igreja, onde “embalava” os cultos ali praticados.

O blues se desenvolveu com o passar dos anos, influenciando e dando origem a outros estilos como o jazz, o rock, o soul, etc.

O Blues e sua Melodia

A principal escala do blues é, sem dúvida alguma, a escala pentatônica, que pode ser usada de diversas maneiras.

O Blues e Seu Ritmo

O blues tem um estilo rítmico bem marcado, procurando sempre a cabeça do tempo, ou seja, sempre procura o tempo forte (inicial) do compasso.

O desenho rítmico característico do blues é baseado nas quiálteras ou tercinas, que nada mais são que a divisão de três notas em um tempo. Veja a figura abaixo:

como tocar blues no violão divisão das notas no blues

O blues tem doze compassos, sendo que no fim do décimo-segundo compasso se repete toda a série.

O Blues e Sua Harmonia

Já vimos que o blues possui 12 compassos, agora precisamos entender como os acordes são distribuídos durante esses 12 compassos.

O blues tradicional usa apenas três acordes, que são o 1º, o 4º, e o 5º acordes do campo harmônico (com a diferença que os três acordes são com sétima menor).

como tocar blues no violão acordes

Base de Blues

Nossa primeira base de blues é muito usada em um estilo de blues conhecido como Shuffle, e muito tocada no rock.

A fórmula será a dos 12 compassos do Blues, mas observe que nos 2 últimos compassos nós usaremos um fraseado de finalização, que chamaremos de turnaround.

O turnaround é usado em todos os blues tradicionais.

como tocar blues no violão base do blues

Fonte: Primeiros Acordes

Curso de Violão em Balneário Camboriú / SC

Se você quer aprender a tocar violão em Balneário Camboriú, a melhor opção é o curso da Simili Ensino Musical. As aulas de todos os instrumentos musicais, entre eles o violão, são semanais com duração de 50 minutos cada e você ainda tem livre acesso a participar das aulas de Teoria Musical e de Canto Coral Infantil ou Adulto, além de concertos, masterclass, prática de banda e aulas quinzenais gratuitas de apreciação musical para toda a comunidade.

As salas de aula são desenvolvidas para o melhor aproveitamento do ensino musical, paredes tratadas acusticamente, salas climatizadas, monitoradas por câmeras e com instrumentos novos.

Nosso corpo docente é constituído de professores altamente qualificados e com grande formação musical, entre eles, mestres, doutores e alguns com carreira internacional.

A metodologia de ensino é extremamente eficiente e focada na técnica do instrumento, onde as aulas instrumentais são individuais e as complementares são em grupo visando uma melhor formação.

Faça a sua matrícula ou caso ainda esteja em dúvida, faça uma aula experimental. Curso de violão, em Balneário Camboriú, é na Simili Música.

Pré-Inscrição

Faça sua pré-inscrição em um de nossos cursos e entraremos em contato para efetivar a sua matrícula!