Anteriormente falamos sobre os intervalos musicais. Dessa vez, mostraremos várias dicas para iniciantes na Flauta Doce.

A flauta é um instrumento de sopro musical que já era popular no início do século 14,

A flauta doce produz um som suave. Comparado a outros instrumentos, a flauta doce é relativamente fácil de tocar, tornando-se o primeiro grande instrumento para as crianças. Pronto para começar a tocar? Veja como!

Pratique Soprando na Flauta Doce

Sopre a flauta doce para ter uma ideia de como ela vai soar. Você terá que soprar delicadamente. Pense como se estivesse soprando bolhas de sabão. Soprando suavemente com um fluxo constante de ar é uma das técnicas mais difíceis, mas é importante quando você começar a tocar a flauta doce.

Se soprando muito forte, você vai produzir um som desagradável afiada. Soprar com mais delicadeza, para produzir um som musical.
Respire a partir do diafragma e certifique-se a soprar uniformemente. Isso ajudará a manter um som consistente.

Aprender a Técnica Corretamente

Ao tocar uma nota na flauta, você deve iniciar e parar o som com a língua. Coloque a língua no céu da boca atrás dos dentes. O som deve iniciar e parar lá.

A fim de fazer isso, tente dizer a palavra “du”, como a nota é tocada. Esta técnica com a língua produz um claro início e no fim da nota.
Tenha cuidado para não vocalizar o “du” quando tocar. Estas palavras devem ser usadas apenas para ajudá-lo a dominar a técnica idioma correta.

Toque Sua Primeira Nota

A primeira nota que as pessoas geralmente aprendem é B. Isso requer que você cobrir o buraco de trás com o polegar esquerdo. Agora pegue o seu dedo indicador esquerdo e cobrir o primeiro buraco no lado superior sob o bico.

Use o seu polegar direito para equilibrar a flauta. Agora sopre suavemente através do bocal, lembrando-se de dizer “du”. Parabéns. A nota que você acabou de ouvir era um B.

Se a nota não sair, ou chiar, certifique-se de que todos os dedos estão cobrindo completamente os buracos e são planas.

Outra razão pela qual você pode chiar é estar soprando muito forte.

Continue a praticar a B até que você esteja confortável com isso.

Entenda o Gráfico de Dedilhado

Um gráfico de dedilhado simples é usado para representar as notas em uma flauta. É constituída por números de 0 a 7, com 0 representando o polegar esquerdo, uma representação do dedo indicador da mão esquerda, o segundo dedo 2 representa o esquerdo, e assim por diante.

dicas para iniciantes em flauta doce

Por exemplo, o gráfico de dedilhado para a nota B que acabou de tocar é:

0 1 – – – – – –

Zero representa o polegar e 1 representa o primeiro furo, sendo coberto. Os buracos restantes são indicados por traços como estes buracos permanecem descobertos quando você tocar a nota B.

Aprenda as Notas da Mão Esquerda

As primeiras notas que você vai aprender a tocar com a mão esquerda são B (que você acabou de tocar), A e G. As próximas duas notas que você vai tocar com a mão esquerda são C’e D’. O apóstrofo no canto superior direito destas notas indica que elas são notas altas.

Para tocar o A: Use o mesmo posicionamento de uma nota B, mas desta vez lugar coloque o dedo médio esquerdo no segundo buraco do topo. O gráfico de dedilhado de uma nota A é: 0 12 – —-

Para tocar G: Use o mesmo posicionamento que uma nota A, mas desta vez coloque seu dedo anelar esquerdo no terceiro buraco do topo. O gráfico de dedilhado de uma nota G é: 0 123 —-

Para tocar C’: Cubra o buraco de trás com o polegar esquerdo e, em seguida, coloque o dedo médio esquerdo no segundo buraco do topo. O gráfico de dedilhado de C’ é: 0-2 —–

Para tocar D’:Deixe o buraco de trás descoberto e coloque o dedo médio esquerdo no segundo buraco do topo. O gráfico de dedilhado de D’ é: – 2 —–

Aprenda as Notas da Mão Direita

As primeiras notas que você vai aprender a tocar com a mão direita são E, D e F#. As próximas duas notas que você vai aprender a tocar com a mão direita são F e C. Estas duas notas podem ser especialmente difíceis para os iniciantes devido ao número de buracos que devem ser cobertos.

Para tocar E: Cubra o buraco de trás com o polegar esquerdo, cubra os três buracos de cima com o seu indicador esquerdo, dedo médio e anelar e, em seguida, coloque o dedo indicador direito no quarto buraco do topo e seu dedo médio direito no quinto buraco do topo. O gráfico de dedilhado de uma nota E é: 0 123 45 –

Para tocar D: Use o mesmo posicionamento de uma nota E, mas desta vez coloque seu dedo anelar direito no sexto buraco do topo. O gráfico de dedilhado de uma nota D é: 0 123 456 –

Para tocar F#: Use o mesmo posicionamento de uma nota D, mas desta vez retire o dedo indicador direito do quarto buraco do topo, deixando todos os outros dedos no lugar. O gráfico de dedilhado de um F # é: 0 123 – 56 –

Para tocar F: Coloque o polegar esquerdo no buraco de trás, o indicador, dedo médio e anelar de sua mão esquerda sobre os três primeiros buracos, o dedo indicador de sua mão direita no quarto buraco, o dedo anelar da mão direita no sexto buraco, e o dedo mínimo de sua mão direita no sétimo buraco. O gráfico de dedilhado de um F é: 0 123 4-67

Para tocar C: Ao reproduzir um C, todos os sete buracos são cobertos. Seu polegar esquerdo vai cobrir o furo inferior, o indicador, dedos médio e anelar de sua mão esquerda vão cobrir os três primeiros buracos, e os dedos indicador, médio, anelar e mínimo da sua mão direita vão cobrir os quatro do fundo. O gráfico de dedilhado de um C é: 0 123 4567

Pratique Tocando Músicas Simples

Depois de ter dominado todas estas notas, você pode combiná-las para tocar algumas músicas simples:

Maria Tinha um Carneirinho:
B A G A B B B
A A A
B D’D’
B A G A B B B
A A B A G

Brilha Brilha Estrelinha:
D D A A B B A
G G F # F # E E D

Auld Lang Syne:
C F F F A G F G A F F A C’D’

Fonte: HPG

Curso de Flauta Doce em Balneário Camboriú / SC

Se você quer aprender a tocar flauta doce em Balneário Camboriú, a melhor opção é o curso da Simili Ensino Musical. As aulas de todos os instrumentos musicais, entre eles a flauta doce, são semanais com duração de 50 minutos cada e você ainda tem livre acesso a participar das aulas de Teoria Musical e de Canto Coral Infantil ou Adulto, além de concertos, masterclass, prática de banda e aulas quinzenais gratuitas de apreciação musical para toda a comunidade.

As salas de aula são desenvolvidas para o melhor aproveitamento do ensino musical, paredes tratadas acusticamente, salas climatizadas, monitoradas por câmeras e com instrumentos novos.

Nosso corpo docente é constituído de professores altamente qualificados e com grande formação musical, entre eles, mestres, doutores e alguns com carreira internacional.

A metodologia de ensino é extremamente eficiente e focada na técnica do instrumento, onde as aulas instrumentais são individuais e as complementares são em grupo visando uma melhor formação.

Faça a sua matrícula ou caso ainda esteja em dúvida, faça uma aula experimental. Curso de flauta doce, em Balneário Camboriú, é na Simili Música.

Pré-Inscrição

Faça sua pré-inscrição em um de nossos cursos e entraremos em contato para efetivar a sua matrícula!