Na última matéria vimos os principais instrumentos de percussão. Agora falaremos sobre o mapa dos baixos.

Uma das frases que o músico que toca acordeom mais ouve dos amigos é: Pra que servem todas essas bolinhas?

Bom, as “bolinhas” são os baixos do acordeom (mão esquerda), e neste post pretendemos ajudar os iniciantes a entenderem como funcionam e como tocá-los. Os baixos são responsáveis pelo acompanhamento da música e sanfoneiro que é sanfoneiro tem que saber tocar os baixos, ou então, é melhor comprar um teclado.

Se você ainda não tem um acordeom ou quer trocá-lo por um modelo melhor, dê uma passada na loja da Simili Música, em Balneário Camboriú / SC. Lá, você encontra toda a linha de instrumentos e acessórios.

Existem acordeons com 8 baixos, 24 baixos, 48 baixos e mais uma grande variedade. As mais comuns são as de 80 e 120 baixos (que os sanfoneiros das duplas sertanejas utilizam), ou seja, 120 “bolinhas pra apertar” e cada uma é uma nota! Neste post estamos focando nas sanfonas de 80 e 120 baixos, pois são estas que a grande maioria dos músicos possui.

Na sanfona existem 3 “baixos furados” para ajudar na identificação:

  • Dó (central)
  • Mi (4 baixos acima do Dó)
  • Lá bemol (4 baixos abaixo do Dó)

Cada diagonal de baixos corresponde aos acordes de uma mesma nota, como podemos ver na figura:

entenda o mapa dos baixos do acordeom mapa dos baixos

Repare que para cada nota do baixo fundamental temos uma correspondência na diagonal:

  • Primeira linha – Contra-baixo (essa é a terça da nota fundamental).
  • Segunda linha – baixo fundamental
  • Terceira linha – acorde maior
  • Quarta linha – acorde menor
  • Quinta linha – acorde sétima dominante
  • Sexta linha – acorde sétima diminuto (a sanfona de 80 baixos não tem)

Por exemplo, se uma música tem como acompanhamento o Lá menor (Lá m), devemos fazer o ritmo utilizando o baixo fundamental Lá (segunda linha) e o baixo do Lá menor (quarta linha) na diagonal correspondente ao Lá.

A sequência das diagonais dos baixos também segue uma lógica. O acordeom “sobe em quinta” e “desce em quarta”, ou seja, para cada baixo fundamental a nota imediatamente acima é a sua quinta e a nota imediatamente abaixo a sua quarta. Repare na figura anterior:

  • Se estamos em Dó, escorregando as mãos para o próximo baixo acima, vamos para Sol (que é a quinta do Dó)
  • Se estamos em Dó, escorregando as mãos para o próximo baixo abaixo, vamos para Fá (que é a quarta do Dó)

Obs: Quinta corresponde à quinta nota na escala correspondente. Como a escala de Dó é formada por: Dó, Ré, Mi, Fá ,Sol, Lá e Si. A quinta de Dó é o Sol, a quarta o Fá, a terça o Mi e assim por diante. O mesmo raciocínio se aplica para as escalas de todas as notas.

Entendendo a lógica de posicionamento dos baixos, fica mais fácil para tocar e aos poucos se pega a prática. No início é legal ter sempre a mão um “mapa” de posicionamento das notas… com o tempo o sanfoneiro acaba decorando, estou disponibilizando para download (retirado do método Wenceslau Raszl):

Download: Sanfona – Quadro dos Baixos

Fonte: Blog do Cazé

Curso de Acordeom / Sanfona em Balneário Camboriú / SC

Se você quer aprender a tocar acordeom / sanfona em Balneário Camboriú, a melhor opção é o curso da Simili Ensino Musical. As aulas de todos os instrumentos musicais, entre eles o acordeom, são semanais com duração de 50 minutos cada e você ainda tem livre acesso a participar das aulas de Teoria Musical e de Canto Coral Infantil ou Adulto, além de concertos, masterclass, prática de banda e aulas quinzenais gratuitas de apreciação musical para toda a comunidade.

As salas de aula são desenvolvidas para o melhor aproveitamento do ensino musical, paredes tratadas acusticamente, salas climatizadas, monitoradas por câmeras e com instrumentos novos.

Nosso corpo docente é constituído de professores altamente qualificados e com grande formação musical, entre eles, mestres, doutores e alguns com carreira internacional.

A metodologia de ensino é extremamente eficiente e focada na técnica do instrumento, onde as aulas instrumentais são individuais e as complementares são em grupo visando uma melhor formação.

Faça a sua matrícula ou caso ainda esteja em dúvida, faça uma aula experimental. Curso de acordeon / sanfona, em Balneário Camboriú, é na Simili Música.

Pré-Inscrição

Faça sua pré-inscrição em um de nossos cursos e entraremos em contato para efetivar a sua matrícula!