Recentemente aprendemos as principais técnicas utilizadas no violão. Agora falaremos sobre os instrumentos mais difíceis de aprender tocar.

A música sem dúvidas é um dos motivos que mais desperta emoções no ser humano e na maioria das vezes acabamos interagindo com essas emoções, afinal, quem nunca fez um “air guitar” quando aumentamos o volume da nossa caixa de som?

Nesta seleção estão em destaque os 10 instrumentos musicais mais difíceis de aprender a tocar. Esse conjunto não é preparado para desmotivar os alunos, mas para que saibam alguns aspectos complicados por trás de seus instrumentos favoritos, dos quais deve ter determinação o suficiente para aprender, com requisitos que seguem.

10. Bateria

Acredita-se que a bateria é o instrumento mais fácil para aprender o básico, mas o mais difícil para dominar. Um determinado estilo e técnica de bater as baquetas exigem aprendizagem adequada, junto com dinâmica e pulso.

Manter as batidas dos pés e das mãos em sincronia não é tão fácil, como inferido pela maioria das pessoas, porque ter a parte superior do corpo e a parte inferior do corpo em duas batidas completamente diferentes é difícil.

Além disso, obter as elevações corretamente sobre pancadas e tons é uma tarefa difícil. A coordenação independente pode levar um longo tempo para alguém aprender.

9. Violão Clássico

O instrumento que os jovens desejam aprender é um violão de madeira acústico usado para produzir música clássica. Não é tão fácil como se pensa. Tudo se resume em paciência e disciplina. Com dedos doloridos aos iniciantes, que quase ficam dormentes na prática.

Dedilhar pela mão esquerda é algo contra-intuitivo, já que o indivíduo toca duas ou três partes, não simplesmente linhas melódicas ou acordes como guitarristas de rock ou jazz, a leitura da visão é outro desafio quando está tocando o mesmo.

8. Acordeom

O acordeom oferece prazer, bem como a dificuldade de tocar múltiplas linhas de música ao mesmo tempo. Assim, há alguns pré-requisitos para aprender este instrumento, tornando isso uma tarefa, coordenando as duas mãos independentemente, e usando o fole para fornecer ar. Usar o fole, no entanto, é o mais desafiador de todas as tarefas.

7. Piano

O piano é parte da seleção porque as duas mãos são exigidas para mover-se independentemente no instrumento, e é claro, a leitura da vista, que ajuda a executar simultaneamente. Onde a maioria dos outros instrumentos faz ler apenas uma linha, o piano faz ler duas.

6. Harpa

os instrumentos mais difíceis de aprender a tocar

Este instrumento multi cordas é considerado difícil, principalmente por causa de suas posições de mão e as técnicas do dedo. No entanto, dominar os pedais, usados para avivar ou aplanar as notas adiciona a maioria dos níveis de dificuldade da harpa.

5. Gaita de Fole

os instrumentos mais difíceis de aprender a tocar gaita de fole

São aerofones usando flautas incluídas. Basicamente, a força exigida para tocar o instrumento torna difícil, e não a complexidade neste caso. Como é preciso quantidade boa de vento (sopro) para tocar este instrumento, os iniciantes muitas vezes se frustram devido à própria incapacidade de produzir qualquer som por mais de 2 poucos minutos. Por isso, a respiração correta é a necessidade, e provavelmente o elemento mais difícil em aprender a gaita de fole.

4. Órgão

os instrumentos mais difíceis de aprender a tocar órgão

A principal característica deste instrumento é a sua capacidade de variar do som mais delicado ao mais poderoso. No entanto, a ausência de um pedal o faz entrar nesta categoria de instrumentos difíceis. Isto implica que é dever manter os dedos em espera; se não, cessa de tocar aí e ali.

3. Violino

O violino é muitas vezes caracterizado como um instrumento que precisa de entonação. Este instrumento de única linha não é apenas difícil de segurar em posição adequada, com a postura correta quando tocar, mas não há atritos para guiar os dedos através da superfície.

Além disso, a posição afeta o tom da nota, que é de importância máxima. A pressão da posição de arco sobre as cordas, quando não adequada pode destruir o tom, por exigir precisão e concentração a mais.

2. Trompa

os instrumentos mais difíceis de aprender a tocar trompa

Este instrumento é considerado o mais difícil entre outros de sopro, porque toca em parciais mais altas do que outros instrumentos, o que torna mais fácil perder uma nota pela colocação errada dos lábios e atingir a parcial errada. O tom pode ser desanimador para os iniciantes, porém uma vez aprendido, as notas mais altas fazem a melhor música.

1. Oboé

os instrumentos mais difíceis de aprender a tocar oboé

Também conhecido como “instrumento de sopro de madeira”, o oboé recebe seu nome do francês por produzir uma voz clara e penetrante, que toca no alcance de soprano. No entanto, surge com suas próprias petulâncias a ser tocado facilmente, já que exige controle sutil sobre a embocadura para produzir o tom desejado.

Tocar oboé é uma dor real quando se tenta sustentar a respiração, que compõe a melodia. É também exigido mudar o dedilhado para evitar o impacto monótono da melodia.

Fonte: Top 10 Mais

Cursos de Música em Balneário Camboriú / SC

Se você quer aprender a tocar algum instrumento em Balneário Camboriú, as melhores opções são os cursos da Simili Ensino Musical. As aulas de todos os instrumentos musicais são semanais com duração de 50 minutos cada e você ainda tem livre acesso a participar das aulas de Teoria Musical e de Canto Coral Infantil ou Adulto, além de concertos, masterclass, prática de banda e aulas quinzenais gratuitas de apreciação musical para toda a comunidade.

As salas de aula são desenvolvidas para o melhor aproveitamento do ensino musical, paredes tratadas acusticamente, salas climatizadas, monitoradas por câmeras e com instrumentos novos.

Nosso corpo docente é constituído de professores altamente qualificados e com grande formação musical, entre eles, mestres, doutores e alguns com carreira internacional.

A metodologia de ensino é extremamente eficiente e focada na técnica do instrumento, onde as aulas instrumentais são individuais e as complementares são em grupo visando uma melhor formação.

Faça a sua matrícula ou caso ainda esteja em dúvida, faça uma aula experimental. Curso de música, em Balneário Camboriú, é na Simili Música.

Pré-Inscrição

Faça sua pré-inscrição em um de nossos cursos e entraremos em contato para efetivar a sua matrícula!