Anteriormente aprendemos a usar o breu corretamente. Agora responderemos uma dúvida comum: quanto tempo devo praticar piano por dia para tocar bem?

Essa é uma pergunta comum que surge na aprendizagem de piano. Alguns professores de piano respondem-na: “você só precisa praticar nos dias que você come.” (Com tom de brincadeira, logicamente). Fato é que a prática regular é mais importante do que a prática esporádica e demorada. 15 minutos por dia, durante a semana toda, provavelmente será mais produtivo do que 2 horas de prática um dia por semana.

Lembrando que se você quiser comprar um piano, passe na Simili Música, a melhor loja de instrumentos musicais de Balneário Camboriú / SC.

E essa é a chave para a famosa dúvida: “Como aprender a tocar teclado?”

Não há mistério, basta manter a vontade em primeiro plano e começar a praticar.

Estudar piano e teclado, diferentemente de estudar uma matéria puramente teórica, é uma atividade física e mental. Seu corpo precisa de tempo para desenvolver e aprender, o que normalmente requer um processo de estudo lento e constante. Nesse sentido, é como treinar para uma maratona. Penso em um corredor de maratona na semana que antecede a prova. Certamente ele não fica sentado no sofá por seis dias e, em seguida, corre a maratona inteira. Ele treina pouco a pouco, melhorando lentamente sua resistência e habilidade. Saber dosar é a melhor escolha em atividades assim, na música principalmente.

O foco vai diminuindo com o excesso de prática em uma sessão de estudos. Se você praticar uma peça por quatro horas sem uma pausa, a sua eficácia será anulada pela atenção que naturalmente se dispersará. Seja honesto consigo mesmo: quanto tempo você pode realmente se concentrar em sua prática em uma sessão de estudos?

Sugerimos sessões curtas de estudo. Praticar (estudar) de 15 a 20 minutos diários, para quem está começando, é excelente. Depois você vai aumentando a carga horária com o passar dos dias.

E tenha sempre em mente que uma vez que você tenha alcançado o limite de sua concentração, é hora de parar. Tempo extra, quando não se tem a concentração necessária, é sem sentido. Por esta razão, você perceberá que sessões de prática curtas são a chave para o progresso no instrumento.

Caso você já tenha começado a estudar há um tempo e queira aumentar seu tempo diário de estudo, ainda assim é aconselhável dividir o seu tempo total em sessões curtas. Exemplificando: suponha que seu tempo total para o estudo, em um dia, seja de 2 horas. Divida essas 2 horas em 4 sessões de 30 minutos.

A chave do sucesso evolutivo no piano e no teclado certamente consiste em espalhar múltiplas sessões curtas ao longo de cada dia. Essas sessões curtas garantem uma ótima concentração e maior aproveitamento do que se vai estudar.

Por último, certifique-se de planejar bem os estudos para que cada prática curta tenha um objetivo, assim sua concentração será ainda maior.

Com esses pequenos conselhos, seu aproveitamento como aluno de piano ou teclado certamente será bem maior. Pratique como um maratonista e sem perceber logo estará tocando suas músicas preferidas muito bem.

Fonte: Piano e Teclado

Curso de Piano em Balneário Camboriú / SC

Se você quer aprender a tocar piano em Balneário Camboriú, a melhor opção é o curso da Simili Ensino Musical. As aulas de todos os instrumentos musicais, entre eles o piano, são semanais com duração de 50 minutos cada e você ainda tem livre acesso a participar das aulas de Teoria Musical e de Canto Coral Infantil ou Adulto, além de concertos, masterclass, prática de banda e aulas quinzenais gratuitas de apreciação musical para toda a comunidade.

As salas de aula são desenvolvidas para o melhor aproveitamento do ensino musical, paredes tratadas acusticamente, salas climatizadas, monitoradas por câmeras e com instrumentos novos.

Nosso corpo docente é constituído de professores altamente qualificados e com grande formação musical, entre eles, mestres, doutores e alguns com carreira internacional.

A metodologia de ensino é extremamente eficiente e focada na técnica do instrumento, onde as aulas instrumentais são individuais e as complementares são em grupo visando uma melhor formação.

Faça a sua matrícula ou caso ainda esteja em dúvida, faça uma aula experimental. Curso de piano, em Balneário Camboriú, é na Simili Música.

Pré-Inscrição

Faça sua pré-inscrição em um de nossos cursos e entraremos em contato para efetivar a sua matrícula!