Anteriormente vimos 10 filmes sobre piano que você deve assistir. Agora veremos os prós e contras da aula de música individual e em grupo.

Quando se procura uma escola pra estudar música muitas vezes nossa primeira dúvida é: fazer aulas em grupo ou individuais? O que é melhor afinal?

As aulas em grupo são na maioria dos casos mais baratas, mas a escolha não deveria se basear só nisso! Afinal estudar, aprender um instrumento ou mesmo canto não é uma “receita de bolo”, certinha, não existe um formato, (individual ou em grupo) que seja melhor ou pior, são na verdade experiências diferentes! E apesar de esse ser um assunto que divide opiniões entre alunos, professores e mesmo diretores de diversas escolas, a verdade é que os dois modelos – individual ou em grupo – trazem benefícios!

Em uma aula individual de música você terá a atenção exclusiva de um professor, pode trabalhar um repertório (músicas) escolhidas por você, que te agradem, e ainda aprimorar de forma muito mais eficiente as técnicas do seu instrumento. Já em uma aula em grupo o principal benefício é a troca de experiências e o convívio social.

Para se decidir qual o melhor para você, leve em consideração as seguintes questões:

  • Com quem você vai estudar?
  • A escola ou o professor que você escolheu pra te ensinar trabalha com um método?
  • Esse método foi elaborado permitindo que se aplique as aulas tanto em grupo como as individuais?
  • A escola ou o professor que você escolheu vão acompanhar o andamento do grupo e manter o nível do grupo, se você escolher estudar em grupo?
  • Existe a preocupação em se corrigir erros individuais, para manter o nível de aprendizado do grupo, etc?
  • Como você se sente mais confortável? (afinal você vai “errar” na frente de outras pessoas – é normal, é errando que se aprende. Você vai expor que sabe mais ou menos, também vai expor algumas experiências e “gostos” musicais suas e vai ter de ouvir a dos outros, etc.)

É claro, se você já for um músico intermediário-avançado com domínio do seu instrumento, as aulas individuais serão a sua escolha, porque ou você provavelmente já tem pelo menos uma noção do que te falta aprender, e assim pode aprimorar a sua técnica, ou mesmo porque tendo a atenção total do professor pra as suas dificuldades você com certeza irá evoluir num ritmo muito mais acelerado!

Outros casos em que o formato de aula individual são mais que válidos: é o do aluno iniciante “tímido” que pelo menos num primeiro momento não deseja se expor; ou mesmo o do intermediário (que já tem algum conhecimento musical), e “não quer perder tempo”; e ainda o do aluno que tem um “repertório personalizado”.

Já casos indicados para aulas em grupo são: quando se pretende estudar música como lazer ou para “fazer a social” (afinal se a sua intenção for conhecer gente, já comece na sala de aula). E também para crianças, uma vez que a interatividade na infância mais do que auxilia o aprendizado musical, torna o ambiente ainda mais lúdico e a atividade muito mais divertida.

Mas mesmo que você opte por aulas individuais, por qualquer que seja o motivo, ter pelo menos uma experiência de aula de música em grupo é válido! Nem que seja uma aula de prática de conjunto ou de teoria musical.

Aproveite esses cursos complementares, quando oferecidos pela escola de música da sua preferência não só para conhecer mais pessoas interessadas em música (o que já é um grande incentivo), mas também pela troca de conhecimentos que pode te proporcionar!

A Simili Música oferece as duas opções em Balneário Camboriú! Temos cursos de música individuais e cursos de música em grupos.

Fonte: Musical Trade

Cursos de Música em Balneário Camboriú / SC

Se você quer aprender a tocar algum instrumento em Balneário Camboriú, as melhores opções são os cursos da Simili Ensino Musical. As aulas de todos os instrumentos musicais são semanais com duração de 50 minutos cada e você ainda tem livre acesso a participar das aulas de Teoria Musical e de Canto Coral Infantil ou Adulto, além de concertos, masterclass, prática de banda e aulas quinzenais gratuitas de apreciação musical para toda a comunidade.

As salas de aula são desenvolvidas para o melhor aproveitamento do ensino musical, paredes tratadas acusticamente, salas climatizadas, monitoradas por câmeras e com instrumentos novos.

Nosso corpo docente é constituído de professores altamente qualificados e com grande formação musical, entre eles, mestres, doutores e alguns com carreira internacional.

A metodologia de ensino é extremamente eficiente e focada na técnica do instrumento, onde as aulas instrumentais são individuais e as complementares são em grupo visando uma melhor formação.

Faça a sua matrícula ou caso ainda esteja em dúvida, faça uma aula experimental. Curso de música, em Balneário Camboriú, é na Simili Música.

Pré-Inscrição

Faça sua pré-inscrição em um de nossos cursos e entraremos em contato para efetivar a sua matrícula!