Anteriormente falamos sobre como pacientes com Mal de Alzheimer apresentaram melhoras na memória após ouvir músicas que marcaram suas vidas. Agora veremos sobre como segurar o arco do violino corretamente.

O arco é a parte mais importante da técnica do violino e precisa estar bem definido logo no início dos estudos.

Não existe uma forma “única” de segurar o arco, a empunhadura pode ter algumas diferenças entre professores e escolas, porém o importante é que sua mão esteja relaxada e o arco segurado de forma natural.

Então Vamos lá, pegue seu arco e acompanhe.

Como Segurar o Arco do Violino em 5 Passos

1º Passo: Segure o arco com sua mão esquerda e deixe a mão direita (que segura o arco) livre. Posicione seus dedos médio e anelar na parte de cima do arco no talão, encoste os dedos no arco utilizando a falange central dos dedos. Por enquanto com os dedos retos e os outros dedos para cima.

2º Passo: Dobre os dedos médio e anelar, de forma que “abrace” o arco, deixando o dedo médio levemente encostado no anel do talão e o dedo anelar em cima da bolinha branca que chamamos de “Olho de Paris”.

3º Passo: Este é o passo mais importante, com o dedo indicador um pouco levantando (naturalmente), gire a mão direita no sentido anti-horário até encostar o dedo indicador na madeira do arco, de forma que sua mão fique inclinada enquanto segura com o outros dedos. Cuide para que se encoste também a falange central do dedo indicador.

4º Passo: Encoste o dedo mínimo na parte de cima na madeira (vareta) do arco, deixando-o bem relaxado e em formato “arredondado”. Tome cuidado para não esticar o dedo mínimo nem deixá-lo rígido. Todos os dedos devem ficar relaxados e arredondados.

5º Passo: Posicione o polegar encostando na madeira do arco, evite colocar o polegar dentro da curva do talão. Deixe o polegar relaxado, de modo que fique curvado para dentro da mão (um sinal de joia ao contrário).

Deixe todos os dedos bem relaxados, o segredo para uma boa empunhadura é deixar os dedos naturalmente encaixados no arco.

como segurar o arco do violino

Dica Extra

Se você não conseguir segurar o arco na primeira tentativa, coloque sua mão um pouco mais para cima, deixando o arco mais equilibrado na mão. Isso vai fazer com que o arco fique mais leve e você consiga segurá-lo de forma relaxada e depois gradativamente você vai descendo a mão até o talão.

Você pode usar uma caneta também para praticar em casa, na escola, no escritório, no carro, etc. Utilize estes passos e você conseguirá uma boa empunhadura.

Fonte: Violinando

Curso de Violino em Balneário Camboriú / SC

Se você quer aprender a tocar violino em Balneário Camboriú, a melhor opção é o curso da Simili Ensino Musical. As aulas de todos os instrumentos musicais, entre eles o violino, são semanais com duração de 50 minutos cada e você ainda tem livre acesso a participar das aulas de Teoria Musical e de Canto Coral Infantil ou Adulto, além de concertos, masterclass, prática de banda e aulas quinzenais gratuitas de apreciação musical para toda a comunidade.

As salas de aula são desenvolvidas para o melhor aproveitamento do ensino musical, paredes tratadas acusticamente, salas climatizadas, monitoradas por câmeras e com instrumentos novos.

Nosso corpo docente é constituído de professores altamente qualificados e com grande formação musical, entre eles, mestres, doutores e alguns com carreira internacional.

A metodologia de ensino é extremamente eficiente e focada na técnica do instrumento, onde as aulas instrumentais são individuais e as complementares são em grupo visando uma melhor formação.

Faça a sua matrícula ou caso ainda esteja em dúvida, faça uma aula experimental. Curso de violino, em Balneário Camboriú, é na Simili Música.

Pré-Inscrição

Faça sua pré-inscrição em um de nossos cursos e entraremos em contato para efetivar a sua matrícula!