Recentemente vimos a diferença entre Musicalização Infantil e Recreação Musical. Agora veremos a lista dos melhores guitarristas do mundo, segundo o site Superprof.

Desde quando você decide tocar guitarra, vários nomes surgem rapidamente na sua cabeça. A história da guitarra e do violão é tão vasta, que fica até difícil lembrar de todas as lendas da música!

Independente do estilo musical que a gente gosta: música clássica, folk, rock, hard-rock ou funk, há sempre grandes guitarristas que propagaram ou popularizaram tal movimento.

Assim, de cabeça, podemos citar Hendrix, Robert Johnson, Clapton, Stevie Ray, Vaughan, Django Reinhardt, Slash, Satriani, Jimmy Page, B.B. King e tantos outros.

Sinceramente, não é fácil fazer um top 10 dos melhores guitarristas do planeta. A classificação muda de acordo com os gostos e os estilos musicais preferidos de cada um. Mas este top 10 será uma boa fonte de inspiração para aqueles que querem aprender a tocar guitarra e violão.

O tema não deixa de ser polêmico porque cada um tem o seu ou os seus músicos preferidos e as razões para decidir qual está no topo são extremamente diversas: para uns, temos que considerar somente o lado técnico do guitarrista e/ou violonista. Para outros, é principalmente uma questão de emoção, de sensação transmitida pelas suas músicas.

E para outros ainda, a agilidade com a qual ele toca ou simplesmente o sucesso que ele atingiu são fatores importantes.

Enfim, vários são os critérios que podem classificar muitos dos guitarristas.

Como Definir Um Bom Guitarrista, Violonista?

Um guitarrista muito bom é antes de tudo um bom músico que toca música. Não é um atleta de alto nível (mesmo se as vezes existem algumas semelhanças na preparação ou no treinamento) que tem que realizar várias proezas técnicas.

Os critérios deste top 10 dos melhores guitarristas do planeta se concentram na musicalidade do guitarrista. Eles trabalham duro para chegarem onde estão. Vamos considerar a arte e a maneira de colocar uma ordem justa, na hora certa e com uma boa duração de vários sons com o fim de expressar uma emoção, um sentimento, uma ideia.

Ser um excelente músico é poder criar emoções, arrepios no ouvinte, uma energia que a gente não encontra em nenhum lugar! Esses guitarristas são unanimidade entre os professores de guitarra e violão que dão aula de violão nas modalidades.

E quem não sonharia com um curso de guitarra dado por Jimi Hendrix?

O Top 10 dos Melhores Guitarristas do Mundo

Sobrevoando quase um século de música, veja o top 10 dos melhores guitarristas que já apareceram no nosso planeta até então.

Essa classificação é subjetiva => Então deixe suas ideias preconcebidas de violão e/ou guitarra para trás antes de ler esta matéria!

Jimi Hendrix

Seja pelo lado do “feeling” ou da técnica, Jimi Hendrix é considerado o mestre incontestável da guitarra atualmente.

Gênio autodidata, criativo, solista incrível, melodista sensacional, ele inventou quase tudo ou reinventou o mundo do rock e do blues, inspirando vários grandes nomes de hoje e vários novos guitarristas. Todos fazem uma versão de Voodoo Child!

Ele também levou os canhotos a uma nova dimensão mostrando-os que é possível dominar um instrumento de música e fazer algo formidável! E você se pergunta ainda como tocar guitarra e/ou violão quando se é canhoto.

Ele faz parte do famoso “Club27” que agrupa todos os músicos mortos com a idade de 27 anos: Kurt Cobain, Amy Winehouse, Jim Morrison, Janis Joplin, Brian Jones entre outros.

Eric Clapton

Chamado sem modéstia como “God” por seus fãs, Eric Clapton é hoje o mais célebre dos guitarristas de rock e blues que estão ainda na ativa depois de seus 50 anos.

Esse britânico evoluiu na fronteira entre o rock e o blues.

Ele é um grande solista e um melodista de renome que sabe fazer simplesmente tudo!

Apelidado igualmente de “Slow Hand” ele lida com vários registros virtuosamente.

Grandes títulos como Cocaine ou I Shot the Sheriff lhe deram um sucesso planetário que o inscreveu no panteão dos “guitar-heroes” da nossa época.

Seu talento pode ser visto em carreira solo (por exemplo, em seu álbum Unplugged gravado pelo canal MTV) mas também através de belas colaborações com artistas diferentes como Phil Collins ou Mick Jones. Não podemos esquecer de suas passagens pelas bandas The Yardbirds e The Cream.

É também um grande ídolo de vários alunos de aula de violão ou guitarra!

Jimmy Page

Um dos fundadores e líder do famoso grupo Led Zeppelin, ele está naturalmente na 3ª posição do pódio deste top 10 dos melhores guitarristas do planeta.

Apelidado de “O Mágico” (The Wizard), ele não é um guitarrista como os outros. Exemplo disso é quando ele toca com um arco de violino em sua famosa Gibson, alternando registros de blues e rock com prazer e naturalidade.

Ele escreveu com Robert Plant várias músicas que entraram na mitologia do rock como Stairway to Heaven (qual violonista nunca tentou pelo menos uma vez tocar a famosa introdução ou o solo final?), Black Dog, Whole Lotta Love ou Since I’ve Been Loving You.

Um guitarrista fundamental!

Robert Johnson

Com apenas 29 canções, esse gênio da guitarra/violão blues tem um grande impacto na música do gênero assim como na guitarra e/ou violão rock.

A lenda conta que ele teria vendido sua alma para o diabo em pessoa para ter tal talento. Enquanto vários bluesmen reclamavam de sua incompetência com o violão e/ou guitarra, ele teria encontrado um homem que pegou seu instrumento, trocou os seus acordes e teria tocado algumas notas para lhe mostrar o caminho a ser seguido.

Sua morte é igualmente misteriosa, o que atiçou a lenda desse homem fora dos padrões! Mas uma coisa é certa, mesmo se ele fez poucas músicas, o jovem Robert Johnson constantemente chamado de “The Genius” soube revolucionar o mundo do blues e ser reconhecido por todos.

Chuck Berry

Um dos pioneiros do rock’n’roll.

Guitarrista, cantor e compositor, ele foi uma verdadeira fonte de inspiração para outros artistas como Elvis “The King” Presley.

Ele soube revolucionar a música combinando com brilhantismo dois estilos diferentes de guitarra que só pediam para serem juntadas, o blues e o country.

O rock foi assim criado e sua música mais conhecida, Johnny B. Goode, não diz o contrário!

É o pioneiro da música como a gente conhece hoje e, a esse título, ele merece seu lugar no top 10 dos melhores guitarristas do planeta!

Chuck Berry morreu no início de 2017 com 93 anos! Pois é, o violão e a guitarra só trazem benefícios à saúde!

Carlos Santana

Precursor da “word music”, ele inspirou vários artistas no mundo inteiro.

Chamado de “The Pope” (O Papa) do rock com pitadas latinas, é um gênio que encontrou a fórmula mágica misturando o rock, blues, ritmos latinos, percussão e outros estilos de música.

O jeito como Santana toca sua guitarra é reconhecido imediatamente!

O sucesso de sua guitarra é também atribuído às mensagens que ele veicula por meio de suas músicas: paz, compaixão, compreensão e alegria.

Escute Europa ou Smooth e você reconhece rápido seu jeito de tocar muito lírico, seu som quente e saturado tão característico.

Muddy Waters

Sua presença no top 10 dos melhores guitarristas/violonistas do mundo pode surpreender, mas esse que a gente o chama de “The Lord of the Blues” é um guitarrista sem igual que popularizou a utilização do bottleneck.

Sua total habilidade com esse pequeno acessório e seu talento no blues permitiram que ele escrevesse grandes clássicos como Hoochie Coochie Man ou Rolling‘Stone.

Ele é constantemente considerado como um dos maiores guitarristas de blues de todos os tempos com Willie Dixon, Johnny Lee Hooker ou B.B. King.

B.B. King

B.B. (Blues Boys) King é o mestre do blues e de Nova Orleans. É uma lenda da história da guitarra!

Com certeza, menos técnico que Stevie Ray Vaughan, ele é autor de vários clássicos do gênero (Sweet Little Angel, Sweet Sixteen), interpretando suas músicas com uma voz cheia de emoção e com sua vibração tão característica.

Graças ao seu toque inimitável que dá uma verdadeira personalidade para a sua guitarra, B.B. King influenciou grandes nomes da guitarra e/ou violão como Clapton e Hendrix.

Trabalhando a partir de uma só nota, ele é capaz de contar uma história que toca a raiz mais profunda da alma humana.

Keith Richards

Um dos líderes do grupo Rolling Stones como Mick Jagger, ele é ainda hoje um dos guitarristas mais talentosos do universo do rock.

Ele é conhecido por ser um guitarrista e/ou violonista sedutor!

Chamado de “The Humain Riff”, ele não se distingue pela sua complexidade, mas pela sua simplicidade extrema.

Para ele, é melhor ter “duas notas matadoras que uma complexidade para nada”.

Sua obsessão pelo som e técnica muito particular de tocar uma guitarra com cinco cordas com acordes em open tuning em sol o transformaram em um dos maiores guitarristas rítmicos de todos os tempos.

Ele escreveu e compôs alguns dos clássicos do rock como Jumpin Jack Flash, Satisfation ou ainda Paint It Black.

Eddie Van Halen

Para muitos músicos, houve um antes e um depois Van Halen.

Por que? Só precisamos de uma música de 1min e 42s para mudar o jeito de tocar guitarra. Foi Eruption!

Se você quiser aprender a tocar guitarra, é óbvio que ele é o modelo a seguir.

Como acreditar que somente um homem pode tocar isso? E foi só ele com seus 10 dedos e seu dom incrível?

Chamado de “Super-Homem”, a gente entende porque todos os fãs de guitarra ficam de bocas abertas quando escutam essa música, graças a sua tamanha habilidade com o instrumento e seu enorme talento!

Todos os guitarristas entenderam rapidamente as diferenças de um “bem-feito” com a guitarra.

Buddy Guy

Esse guitarrista influenciou determinantemente Eric Clapton, Jimi Hendrix, Stevie Ray Vaughan e Buddy Guy.

Ele era membro da banda de Muddy Waters e assinou seu primeiro contrato com o label Chess Records.

Originário da região do Baton Rouge, ele combinou um estilo moderno vibrante guardando suas raízes.

Ele nos marcou principalmente pelo seu funk estrondoso em Howlin Wolf, Killing Floor e Wang Dang Doodle.

Kirk Hammett

Kirk Lee Hammett é um guitarrista e compositor do grupo de heavy metal Metallica desde 1983.

Em 2003, Hammett foi considerado o 11º na lista da Rolling Stones dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos.

E em 2009, Hammett ficou entre o número 15 no livro de Joel McIver, “The 100 Greatest Metal Guitarists”.

Tom Morello

Thomas Baptiste “Tom” Morello (1964) é um músico americano, cantor, compositor e ativista político. Ele é principalmente conhecido por tocar na banda Rage Against the Machine e depois com Audioslave.

Morello foi também músico da turnê com Bruce Springsteen e o E Street Band. Ele é igualmente conhecido pelo seu solo The Nightwatchman e Street Sweeper Social Club.

Pioneiro do rap metal, ele explodiu o potencial musical de uma guitarra! Morello é especialista na mistura de ritmos e no hip hop.

Fonte: Superprof

Curso de Guitarra em Balneário Camboriú / SC

Se você quer aprender guitarra em Balneário Camboriú, a melhor opção é o curso da Simili Ensino Musical. As aulas de todos os instrumentos musicais, entre eles a guitarra, são semanais com duração de 50 minutos cada e você ainda tem livre acesso a participar das aulas de Teoria Musical e de Canto Coral Infantil ou Adulto, além de concertos, masterclass, prática de banda e aulas quinzenais gratuitas de apreciação musical para toda a comunidade.

As salas de aula são desenvolvidas para o melhor aproveitamento do ensino musical, paredes tratadas acusticamente, salas climatizadas, monitoradas por câmeras e com instrumentos novos.

Nosso corpo docente é constituído de professores altamente qualificados e com grande formação musical, entre eles, mestres, doutores e alguns com carreira internacional.

A metodologia de ensino é extremamente eficiente e focada na técnica do instrumento, onde as aulas instrumentais são individuais e as complementares são em grupo visando uma melhor formação.

Faça a sua matrícula ou caso ainda esteja em dúvida, faça uma aula experimental. Curso de guitarra, em Balneário Camboriú, é na Simili Música.

Pré-Inscrição

Faça sua pré-inscrição em um de nossos cursos e entraremos em contato para efetivar a sua matrícula!