Recentemente aprendemos a improvisar na música de forma mais natural. Agora veremos quais instrumentos musicais são mais indicados para crianças.

Para uma criança, envolver-se em atividades relacionadas a essa arte que combina sons e ritmos gera inúmeros benefícios. A idade ideal para aprender um instrumento musical é a partir dos 5 anos, quando a criança começa a ser alfabetizada. Mas quais instrumentos musicais são os mais adequados para começar? Separamos uma lista dos mais indicados, confira:

Flauta

A flauta é um instrumento de sopro. Seu som é reproduzido ao soprar o ar através de uma abertura no bico, uma técnica que pode levar algum tempo para aprender. A flauta é usada em vários estilos musicais e é um dos instrumentos musicais mais leves e portáteis.

Clarinete

O clarinete é outro membro da família dos instrumentos de sopro. Para produzir o som, você precisa usar uma peça de madeira vermelha no bico. Como a flauta, o clarinete é um instrumento leve, portátil e é normalmente usado em bandas e orquestras. Este instrumento é frequentemente a primeira escolha, pois pode fornecer a base para a aprendizagem de instrumentos semelhantes, como o saxofone.

Guitarra / Violão

A guitarra é provavelmente um dos instrumentos mais comuns da cultura pop, o que o torna muito atraente para as crianças. Em primeiro lugar, aprender a pressionar as cordas pode ser um pouco difícil para uma criança, mas essas habilidades podem torná-lo apto a aprender outros instrumentos como baixo e cavaquinho. Você pode escolher entre a guitarra elétrica ou um violão. Enquanto a primeira precisa de amplificador, cabos e pedais, a outra não precisa de nada.

Teclado

É uma ótima opção para a iniciação no universo musical, ajudando no desenvolvimento cerebral e motor das crianças, além de proporcionar divertidos momentos de entretenimento aliado aos estímulos, à sensibilidade auditiva e à prática musical. É preciso escolher um teclado com teclas adequadas para o tamanho das mãos de uma criança, pois em um teclado com teclas grandes será muito difícil conseguir montar os acordes.

Bongô

O bongô é um instrumento muito econômico e requer menos preparação para começar. Não precisa de acessórios e a criança pode começar a aprender os ritmos e bases de percussão rapidamente. O bongô pode ser uma excelente forma de introduzir a música e instrumentos musicais à uma criança.

Mesmo com estas dicas é importante lembrar que os pais não devem jamais impor o aprendizado, nem muito menos determinar o instrumento que a criança deverá tocar. A escolha deve ser sempre da criança, assim como a manifestação na vontade de aprender um instrumento.

Fonte: Waldman Music

Cursos de Música em Balneário Camboriú / SC

Se você quer aprender a tocar algum instrumento em Balneário Camboriú, as melhores opções são os cursos da Simili Ensino Musical. As aulas de todos os instrumentos musicais são semanais com duração de 50 minutos cada e você ainda tem livre acesso a participar das aulas de Teoria Musical e de Canto Coral Infantil ou Adulto, além de concertos, masterclass, prática de banda e aulas quinzenais gratuitas de apreciação musical para toda a comunidade.

As salas de aula são desenvolvidas para o melhor aproveitamento do ensino musical, paredes tratadas acusticamente, salas climatizadas, monitoradas por câmeras e com instrumentos novos.

Nosso corpo docente é constituído de professores altamente qualificados e com grande formação musical, entre eles, mestres, doutores e alguns com carreira internacional.

A metodologia de ensino é extremamente eficiente e focada na técnica do instrumento, onde as aulas instrumentais são individuais e as complementares são em grupo visando uma melhor formação.

Faça a sua matrícula ou caso ainda esteja em dúvida, faça uma aula experimental. Curso de música, em Balneário Camboriú, é na Simili Música.

Pré-Inscrição

Faça sua pré-inscrição em um de nossos cursos e entraremos em contato para efetivar a sua matrícula!