Anteriormente conhecemos 6 inventores que não eram músicos, mas mudaram a história da música. Dessa vez, veremos alguns programas e apps de música para facilitar a sua vida.

Muitos musicistas sentem dificuldades em usar ou não sabem como usar a tecnologia a favor de nossos estudos, por este motivo vou listar alguns programas e aplicativos para celulares que com certeza vão te ajudar muito nos seus estudos.

Quando falamos sobre Tecnologia x Música, nos referimos a todas as formas de tecnologia envolvidas com a música, como dispositivos eletrônicos, aplicativos e softwares que nos auxiliam nos estudos e também nas etapas de composição, gravação, armazenamento e execução de música.

Existem muitos músicos que fazem o uso da tecnologia todos os dias e ainda não se “tocaram”, pois o simples ato de passar notas musicais para um programa e depois para o papel, distorcer o som de uma guitarra ou até mesmo o mais trivial que é propagar uma voz por um microfone são considerados tecnologias aplicadas na música.

Mas hoje as coisas estão tão avançadas que realmente esses detalhes podem passar despercebidos. Uma vez que os equipamentos atuais nos permitem produzir músicas completas utilizando apenas alguns botões.

Um exemplo muito interessante que aconteceu foi a inovação da Orquestra Filarmônica de Bruxelas, que executou o primeiro concerto utilizando tablets, onde a leitura das partituras foi realizada diretamente no equipamento, permitindo praticidade e economia de cerca de 25 mil euros ao ano, custo para preparar as partituras em papel

Tecnologia a Favor da Música – Aplicativos para Celulares

Mobile Metronome

Existem várias opções de metrônomos para celulares e para todos os tipos de sistemas operacionais (Android, IOS, Windows Phone). Recomendamos o Mobile Metronome (android) devido à facilidade de utilização e pela leveza do software (225k). Uma ótima opção para utilizar o celular como metrônomo na hora do estudo, acessório essencial para sua formação musical.

Carltune – Afinador Digital

Assim como metrônomos, existem várias opções de afinadores digitais para celulares, como o do Cifraclub, mas hoje recomendamos o Carltune pela leveza e também porque temos a opção de tocar as notas, útil em situações onde tem muito barulho, tornando impossível a afinação pelo microfone do celular.

Tecnologia a Favor da Música – Programas

Encore

Programa permite criar e editar partituras com características profissionais em formatos MIDI e o usuário consegue trabalhar com até 64 pistas diferentes e até oito vozes por pista. É possível, também, inserir letras e textos facilmente na pauta.

Finale

Desenvolvido pela MakeMusic, Finale é uma poderosa ferramenta para músicos profissionais e amadores. Ele vem com vários recursos para composição e edição. Tem uma ótima qualidade do som, afinal, sua biblioteca possui instrumentos de alto nível.

Outro recurso que agrega ao programa é o SmartMusic, uma ferramenta para professores de música criarem lições e exercícios para seus alunos. Com o Finale, usuário consegue ainda exportar as criações para MP3, WAV, AIFF, MusicXML, MIDI e PDF.

Sibelius

Sibelius é um software inteligente, rápido e prático. Utilizado por compositores de todo o mundo, ele conta com ferramentas avançadas de composição e edição musical. Os usuários podem compartilhar as criações diretamente no YouTube, SoundCloud e Facebook.

Informações Adicionais

Atualmente existem inúmeros e interessantes recursos para se trabalhar com áudio e edição musical. Existem também softwares específicos para confecção e edição de partituras, além de programas exclusivos para gravação em estúdios e para lidar com áudio e vídeo. Neste ramo a informática tem surpreendido a cada dia com novas soluções. Porém, a música aliada a tecnologia não altera somente processos de produção e edição, mas também seus diversos suportes onde pode ser aplicada e sua maneira de como é distribuída.

Com a tecnologia digital todas as etapas de uma produção musical podem estar disponíveis a um único profissional, a baixo custo, cabendo apenas a este, o estudo das técnicas de manipulação dos objetos sonoros durante o processo de criação, desenvolvimento e finalização. Assim, essa evolução estreita a distância entre o ouvinte, o compositor e o produtor musical, viabilizando recursos que antes eram restritos à profissionais altamente especializados.

Fonte: Violinando

Cursos de Música em Balneário Camboriú / SC

Se você quer aprender a tocar algum instrumento em Balneário Camboriú, as melhores opções são os cursos da Simili Ensino Musical. As aulas de todos os instrumentos musicais são semanais com duração de 50 minutos cada e você ainda tem livre acesso a participar das aulas de Teoria Musical e de Canto Coral Infantil ou Adulto, além de concertos, masterclass, prática de banda e aulas quinzenais gratuitas de apreciação musical para toda a comunidade.

As salas de aula são desenvolvidas para o melhor aproveitamento do ensino musical, paredes tratadas acusticamente, salas climatizadas, monitoradas por câmeras e com instrumentos novos.

Nosso corpo docente é constituído de professores altamente qualificados e com grande formação musical, entre eles, mestres, doutores e alguns com carreira internacional.

A metodologia de ensino é extremamente eficiente e focada na técnica do instrumento, onde as aulas instrumentais são individuais e as complementares são em grupo visando uma melhor formação.

Faça a sua matrícula ou caso ainda esteja em dúvida, faça uma aula experimental. Curso de música, em Balneário Camboriú, é na Simili Música.

Pré-Inscrição

Faça sua pré-inscrição em um de nossos cursos e entraremos em contato para efetivar a sua matrícula!